10 setembro 2013

Livro: A Menina Que Roubava Livros

 Até que enfim vim fazer a resenha,desse livro maravilhosamente maravilhoso. É muito lindo e triste,e estava fazendo falta uma leitura desse porte em mim. Sinceramente,achei a leitura deliciosa e confortadora,e ao contrário do que já  vi gente falando,não achei que o livro só fica bom depois da metade. Ele é sempre instigante,e provocador,fazendo que eu virasse a página com entusiasmo cada vez.

Eu achei tudo muito perfeito no físico do livro. A capa é muito bonita,a fonte é gotosa,tem um bom espaçamento,e no começo tem essa imagem - linda por sinal. Acho que o livro foi feito pra demolir nossas estruturas,porque ( como viram nesse texto) quando você termina de ler,você está no chão. Simples assim. Bem fácil.

A história é narrada pela própria morte,e conta a trajetória encantadora de Liesel. Depois que sua mãe,perseguida por nazistas precisa "doa-los",ela e seu irmão mais novo,e seu irmão morre no trajeto,ela chega da casa de Rosa e Hans Hubbermann,seus novos pais,adotivos as coisas mudam drasticamente. Rosa,devo admitir, é bem rude,mas não deixa de ser uma pessoa que se importa com Liesel. E Hans,oh Hans,é doce e atencioso. Nas noites de pesadelo e xixi na cama,é ele quem lava os lençóis e conta a história. É ele quem ensina a roubadora de livros a ler. E também tem o vizinho,Rudy,um garoto tão diferente e encantador... Ah,e tem a mulher e a biblioteca do prefeito. No meio da história mais ou menos, um judeu chega. Histórias de guerra,e abrigar Max é tudo que Hans pode fazer. Max é um judeu,ou seja,caçado naquela época de guerras. No final,os bombardeios começam a aumentar,e o desfecho é desesperador.
 A curiosidade da história,é que a Morte da ideias e capítulos do futuro. No meio da história,tem um capítulo da morte de um personagem. No seguinte,ele está vivo.  Minha professora de literatura disse que isso acontece porque não se pode ter certeza da ordem verdadeira dos fatos. Já eu achei,que acontece simplesmente poque a morte quer dar esses vislumbres do fim.

Minha tia (dona do exemplar na qual li),também disse que pelo entendimento dela,Liesel usava os livros como porta de fuga dos problemas que a cercavam. E ao pensar um pouco da pra ver que é realmente isso que Liesel faz. Não que seja uma covarde,mas ninguém passa 24h por dia pensando nos problemas. As leituras junto de papai ou de Hans,são fugas para outros mundos.


 O livro tem algumas poucas ilustrações. A primeira foto é do "A Sacudidora de Palavras",escrito por Max um pouco antes de sua partida. O segundo é de um primeiro livro dele. Achei engraçada a descrição dele se referindo a Hitler. Já devolvi o livro e não dá pra ler direito na foto,mas chega a ser intimidadora.

                                    Editora: Intrínseca | Páginas: 479 | Autor: Markus Susak

Ah,e aqui está o primeiro poster do filme que sai dia 31 de janeiro de 2014. Vi gente falando e o que eu acho:  Ta,eu imaginei mesmo ela mais sujinha,mas pra mim tá bom assim.

Beijos >.<

4 comentários:

  1. Esse livro é emocionante todo momento. Awwn, adorava o Max, o Hans, depois, de muito tempo, passei a gostar da mãe, Rosa. E o final? Quando ela beija o Rudy, awwn, é simplesmente para chorar.
    Adorei a sua resenha, você falou de uma forma que, quem ainda não leu, está se remoendo para ler haha. Já li outro livro do autor mas não é tão surpreendente quanto este. Aaaah, gosto tanto <3
    Beijos,
    Cece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Todo mundo deveria ler ele! Quando eles se beijam (mesmo que ele SPOILER esta morto e tals) é tão lindo...Sério? Também amei muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito,meus preferidos.

      Excluir
  2. Vc esta lendo "Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente", esta gostando??? (Pq na minha escola em ele mas nunca tive interesse em ler)
    Bjus Anna
    PS:Adorei a resenha vc escreveu-a muito bem !!!!!!!!!!!! <3
    PS2: Estou lendo Jogs Vorazes !!!!!!!!!!!!!! Vc já leu??? Se sim, o que achou ???(Eu estou adorando !!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Terminei ele hoje de meio dia,e gostei muito do livro. Acho que a resenha sai quinta (?),mas é muito bom,vale a pena! Não,não li - ainda - essa trilogia,mas estou interessada. Ah,e obrigada <3 Beijos.

      Excluir