08 março 2015

dia da mulher não é só no dia 8


Todo dia 8 de março é o mesmo blá blá blá nas redes sociais e na televisão: feliz dia da mulher. Homens e mulheres comemorando a data. Mas é só no dia 8 mesmo.

Quando uma mulher é estuprada (o que é muito frequente no Brasil e em países do oriente médio nem crime é), pra muita gente a primeira pergunta é "Que roupa ela estava usando? Saia? Também, quem mandou sair assim na rua..." "Ela estava na rua a essa hora? Depois reclama que é estuprada". Quando um vídeo intimo de alguma mulher é divulgado, ninguém se pergunta se ela ao menos sabia que estava sendo filmada. É uma "vagabunda" e acabou. Quando as fotos de alguma mulher nua caem na rede, ninguém se pergunta porque essas fotos estão girando. Ninguém pensa o quanto seu parceiro ou seja lá quem tenha sido traiu sua confiança. É uma vagabunda e deu.

Por que a culpa é sempre da vitima? Toda vez são as mesmas frases. Pois bem, coloque uma coisa na sua cabeça: o tamanho do shorts não define se alguém merece ou não ser estuprada. Porque independente do tamanho do shorts, ninguém merece um abuso tão grande. O culpado é a pessoa que acha que tem o direito de satisfazer seu desejo sexual descabido, ou simplesmente sua loucura, violando a privacidade de uma garota que não tem nada a ver com isso.

Todos os dias, com atos simples, as mulheres são desvalorizadas pelos outros ou por si mesmas. Todos os dias alguém critica uma mulher por ser magra demais, gorda demais, normal demais, por ter cabelo colorido, por usar roupa de tal jeito... Como se isso fosse da conta de qualquer pessoa aleatória por ai que não tem absolutamente >nada< a ver com a outra pessoa. Já passou da hora de todo mundo perceber que o que a outra pessoa faz com o cabelo, com a forma que se veste ou seja lá o que for, é inteiramente e só da conta dela. Quem decide se ela precisa de uma dieta ou não é ela. Quem decide se ela corta o cabelo ou não é ela. E não você, o namorado, a amiga, a vizinha, os amigos do facebook...

Frequentemente o feminismo é confundido com misandria. Quase todos os dias alguém afirma que as feministas querem matar todos os homens, que são umas loucas sem namorado e bla blá blá. E todos os dias essas pessoas falam sem saber o absurdo que estão dizendo. Feminismo é o que defende que as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens. E não me venham com "mas o salário já é igual", porque todo mundo sabe que isso é só na teoria. O machismo vai muito mais além que um salário desigual. E o feminismo apoia inclusive os homens. Que não podem chorar, usar rosa, gostar de certas coisas, sem ser taxado de "gay" (como se fosse uma ofensa).

Que a cada dia as pessoas se conscientizem cada vez mais que o corpo de uma mulher não é um objeto. Que mulher não é um pedaço de carne pra você gritar no meio da rua "gostosa". Que os números de estupro caiam invés de subir cada vez mais. Mas principalmente: que todo mundo entenda que não adianta ficar postando "feliz dia da mulher" no facebook, rolar um pouco a página, ver a foto de uma mulher e falar "mas essa é uma vagabunda mesmo". Que os homens que pensam que podem abusar sexualmente de alguém que não conhece (ou pior, de alguém que conhece) ou que acham poder espancar uma mulher porque ela não lavou passou e engomou sua camisa entendam que não é assim que o mundo gira.

"Uma vez ao ano um homem apanha flores. A cada cinco minutos uma mulher apanha."

De uma adolescente feminista: feliz dia da mulher!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário