23 agosto 2014

Viva a Sociedade Alternativa



Hey povo! Faz um tempo que eu propriamente dita não posto aqui, mas eu estava procurando um assunto legal pra escrever. Vou contar como a ideia veio: Eu estava esperando a hora de ir pro inglês e comecei a passar os canais na TV, e em um dos telecines (não lembro qual gente amnjsikamjs) tava passando a propaganda de um filme que eu também não lembro qual, mas era nacional. (era o filme de um livro do Paulo Coelho se não me engano, não tenho certeza) E estava tocando Sociedade Alternativa, do Raul Seixas na propaganda. Ai eu pensei, "opa, vou ouvir depois". Então, eu estava aqui ouvindo a musica e comecei a pensar na época na qual o Raul Seixas viveu parte da carreira e tal. (aliás, dia 21 completaram 25 anos da morte dele <//3) 

Eu sou fascinada pela ditadura e por tudo que aconteceu na época, a forma de opressão, a censura e tudo mais. (planejando um post sobre). Como as pessoas fugiam e como depois conseguiram juntas vencer o regime militar com a força do povo. Ok, foco. Na ditadura, demonstrar sua opinião era proibido e gerava tortura ou até mesmo morte caso ela fosse contra o regime. Existiam muitas musicas em forma de protesto ou até mesmo alerta pra população (ouçam Cálice ou Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores). Não existia liberdade de expressão. 

Hoje, além da liberdade de expressão temos uma imensa liberdade quanto a tudo. Nossas palavras, corpo, opiniões, gostos... Todo mundo tem direito a gostar do que bem entender. Se eu prefiro usar calça jeans e camiseta então isso é meu problema, e se você ama regata e saia, bom, isso é problema seu. Se eu gosto de rock bom pra mim, se você gosta de funk problema seu (não que eu goste porque né). Essa é a questão. Hoje em dia cada um tem o direito de ser quem é. E claro, não ser quem é sem ninguém olhando meio que tipo "quem é essa doida" mas ser quem é. 

As pessoas vão te julgar na rua. É óbvio. Se alguém passa por mim ouvindo música sem fone pode ser a musica que eu mais amo EU VOU TE ODIAR CARA. E isso acontece diariamente. Provavelmente alguém que não gosta de musica antiga brasileira quando me ve na rua com a minha blusa da Legião Urbana deve pensar "que otária". 

Mas a questão é que hoje nós temos liberdade nas nossas ações, nas coisas que fazemos. Somos livres. Eu posso criticar o governo, posso escrever poemas, eu posso.  Então, vamos aproveitar a liberdade que temos. Vamos aproveitar que podemos nos vestir como gostamos e vamos ser nós mesmos. Vamos aproveitar que podemos cantar, dançar, atuar, compor. Vamos aproveitar que nós podemos mudar o país, e podemos mudar o mundo. Nós somos livres pra isso. É só começar.

Um comentário:

  1. Eu acredito que precisamos de liberdade para sermos nós mesmos,mais também acredito que existe censura por algum motivo que ao longo do caminho,se desvio do destino inicial,não sou a favor de julgar uma pessoa pelo modo dela se vestir poxa em nem a conheço para poder,saber se gosto ou não,mais eu também tenho esse lado,parecido com o seu de pensar.

    ResponderExcluir