13 junho 2013

A Obra de Magritte

 René Magritte foi um grande pintor de antigamente.É o autor de grandes pinturas muito famosas,  e hoje venho falar de uma em especial. Lendo o livro “A Culpa é das Estrelas” a tela foi mencionada,e eu curiosa,fui atrás para saber mais do quadro,do pintor e seu significado.Faz um certo tempo que eu queria escrever esse post,mas acabei deixando,deixando e hoje vim aqui falar sobre isso.

 Como podem ver,a obra mostra um cachimbo comum,e em baixo Magritte escreveu em Frances, “Isto não é um cachimbo”. Isto possibilitou as pessoas que imaginassem muitas possibilidades sobre o significado do quadro. E o meu querido livro de cabeceira,explicou maravilhosamente isto com umas poucas palavras.É pequeno,mas extremamente perfeito:

" (...) É uma ilustração de um cachimbo. Entendeu agora? Todas representações de um objeto são inerentemente abstratas. É muito inteligente" 

 E eu concordo totalmente com ela. Realmente,tudo que desenhamos,ilustramos e escrevemos não são exatamente aquilo.Se eu desenhar uma borboleta,o meu desenho não será uma borboleta,porque uma borboleta,é um inseto muito belo mas de verdade. Ela tem vida,relevo e importância. Mas o desenho que eu fiz,ele não tem vida. Conseguiram entender?

As ilustrações que vemos por ai,são representações de objetos de verdade. Então uma ilustração não se torna exatamente aquilo,simplesmente por que tem a forma do objeto.Um desenho de um livro não é um livro,é a ilustração de um livro.É bem complexo,e  talvez alguns de vocês não entendam,mas nem todo mundo consegue entender certas coisas.

Eu achei que seria legal compartilhar com vocês um pouco  sobre isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário